top of page

Resenha XII: "O Enterro dos Ossos"

A resenha de hoje é do livro O Enterro dos Ossos, um romance policial escrito pela autora Renata Maggessi.

Não tenho o costume de ler histórias do gênero, mas confesso que este me encantou, tanto quanto o meu primeiro — "Anjos e Demônios".


“Você é suficientemente simétrico?”

Em O Enterro dos Ossos somos inseridos, inicialmente, em uma cena do crime, onde dois dos personagens envolvidos na trama encontram ossos no quintal de uma casa de férias. Diante disso, a história toma partida rumo a um enredo envolvente e arrebatador, onde desde o início nos é apresentado o assassino, mas, ainda assim, há segredos a serem descobertos.


Benjamin é um jovem que em um encontro com amigos e se vê dentro de um caso criminoso: o corpo de uma jovem é encontrado.

Nesse momento da trama, nossa mente começa a se atentar a detalhes e nunca chegamos a entender o que realmente se passa na mente do serial killer.

O assassino é claramente problemático, e sua obsessão pela simetria a princípio não faz sentido algum, mas não se engane, tudo fará sentido.


A história é narrada em terceira pessoa, o que é inevitavelmente coerente, considerando que a autora atende ao ponto de vista de vários personagens, vários contextos. Apesar de os crimes serem o tema principal do livro, a autora também trabalha outros assuntos e abre espaço não apenas para um, mas sim dois romances mais concretos.


Em alguns momentos na narrativa é perceptível que a história perde um pouco de sua objetividade, indo por caminhos mais longos até o clímax final, mas logo o controle é retomado e a leitura volta a fluir perfeita e rapidamente, sem tornar-se enjoativa ou incoerente.


O desfecho do caso principal deixa a nós, leitores, “com o coração na mão”, com muita tensão e segredos obscuros que colocam a vida de todos em perigo.

A confusão em um livro do gênero sempre está presente, e nesta obra não seria diferente. Porém tudo enfim se explica, e a trama se mostra bem amarrada, bem pensada e capaz de suprir cada uma de nossas dúvidas.


Uma leitura rápida, obscura e cheia de sentido, pude entender em O Enterro dos Ossos como pode parecer coerente a psicologia de um assassino, além de me dar a percepção de que o perigo pode estar onde menos esperamos.


Recomendo a todos que gostam de livros tensos, que fazem pensar e com cenas aterrorizantes. Prepare seu coração para essa história única e nada encantadora.


Resenha de: Sakura O'Brien

Edição: Werterley Martins da Cruz







bottom of page