top of page

Resenha X: "Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro."

Título: Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro.

Autora: Ana Mariano de Carvalho

Editora: Hyria

Ano: 2016

Páginas: 360

Gênero: Romance Português / Romance Histórico

Compre aqui: Catálogo Hyria

 

A História

Bento é um jovem português de família humilde, que cresceu trabalhando na lida com a terra e, em determinada época do ano, era empregado nas vindimas do Douro, em Portugal.


Em sua última vindima, o rapaz conhece Maurício e os dois logo constroem uma amizade inabalável e fiel, que com o tempo cresce ainda mais.


Também nesta vindima, Bento conhece a garota que habitará seus pensamentos e fantasias por tempos intermináveis, aquela que conquistou seu coração como nenhuma outra, Amélia. Mas seu amor é improvável, suas diferenças sociais são gritantes e, por isso, o protagonista decide seguir em frente e apenas guardar esse amor para si, a espera de que um dia a esqueça.

"Os tempos passam e os ventos mudam"

Maurício, também criado em condições financeiras muito precárias, recebe um convite de seu tio para deixar seu país e ir em busca de uma vida melhor no Brasil, onde poderia trabalhar e crescer financeiramente. Receoso e não se sentindo corajoso o suficiente para embarcar sozinho nesta improvável aventura, o jovem convida seu novo amigo, Bento, para lhe acompanhar e buscar novas oportunidades.


Neste contexto, embarcamos junto a eles em uma longa viagem a nosso país, por volta da década de 1930, adquirindo, assim, uma visão mais abrangente da história e de antigos costumes brasileiros, tão importantes para a formação de nossa identidade cultural.


Em sua longa jornada até o país de sua esperança, os rapazes conhecem pessoas que mudarão seu destino dali em diante, e serão essenciais para o que pretendem alcançar. Uma delas é António Santos, que embarca no mesmo navio de volta ao país onde vive, depois de uma visita à família que deixou em Portugal. António, que assim como eles foi muito cedo em busca de um futuro melhor, hoje é dono de uma padaria no Rio de Janeiro e com sua boa estabilidade financeira, convida Bento para trabalhar, o que com certeza o incentivará a ir em frente.


Quando alcança seu destino, Bento é surpreendido pelas belezas do novo país, pelas pessoas e seus jeitos e costumes, tudo encantador e tão excêntrico. Ali ele constrói sua nova vida, de forma humilde inicialmente, mas com novas metas alcançadas a cada dia.

O que ele não esperava, era encontrar em seu novo mundo a mulher que, mesmo sem saber, lhe roubou o coração. E as circunstâncias tornam tudo ainda menos favorável. Maurício, agora seu melhor amigo, é apaixonado por Amélia, seu grande amor.


Valerá a pena abrir mão de sua maior amizade por algo que se espera ser passageiro e utópico? Até onde Bento será capaz de ir por aquela que ama ou pela amizade daquele que lhe ofereceu o futuro? Conseguirá ele manter-se longe quando tudo o que seu coração quer é mantê-la por perto?

Das Vindimas no Douro ao Rio de Janeiro.

A história é narrada em terceira pessoa e, em vantagem, temos uma visão mais abrangente da trama. Em alguns capítulos, a autora nos conta de forma mais objetiva um pouco sobre a vida e ponto de vista de seus personagens principais, principalmente de Maurício e Amélia.


A narrativa é bem fluída, com descrições necessárias, sem excesso, que nos leva a imaginar perfeitamente as situações e nos colocar nela. Dessa forma, os sentimentos, sensações e pensamentos dos personagens são muito bem expostos e transmitidos, de forma sentimental, mas nada clichê.


Assim como está descrito na Nota do Autor, algumas expressões mais antigas, expressões típicas dos países que são cenário para a história, compõem o enredo, lhe proporcionando uma escrita única e amável, nos enviando de forma mais profunda ao universo da história.


Os personagens são muito bem desenvolvidos desde o início, e em momento algum têm personalidades infantis ou maçantes, tornando mais fácil amá-los e criar uma boa aproximação, que foi o que houve durante minha experiência de leitura.


Entre tantos, foi o protagonista quem tornou-se especial para mim, meu favorito durante toda a leitura. Bento é alguém muito real, fácil de entender com seus sentimentos descomplicados e suas decisões plausíveis. Ele possui uma essência diferente, uma inocência e ao mesmo tempo se mostra um total conhecedor da vida e suas dificuldades. Sua maneira tão pura de amar foi o que deu à obra as melhores qualidades, tornou a leitura mais cativante e linda, um livro fácil de amar e se prender.

Por sua vez,  a querida Amélia é uma moça decidida, corajosa, mas ao mesmo tempo meiga e delicada, tão ambígua e confusa quanto pôde ser. Era quase palpável a profundidade de seus sentimentos por Bento, e às vezes se perdia em toda essa intensidade. Foi colocada em uma situação bem delicada, entre dois grandes amigos, mas soube lidar bem com isso.

Opinião e Características Técnicas

“Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro” foi para mim uma leitura fácil, leve, e que me trouxe a todo instante uma doce sensação de aconchego. Foi maravilhoso conhecer um pouco mais sobre nosso lindo Brasil e como era sua paisagem e as pessoas em um tempo que nos parece tão distante, hoje. Além disso, através da obra, pude conhecer um pouco da cultura portuguesa que é parte essencial em nossa miscigenação e nossas crenças atuais. As terras portuguesas me chamaram atenção pela descrição da autora, que despertou minha imaginação e curiosidade.

Em questões estéticas, temos uma capa muito representativa, típica do preparo oferecido pela Editora Hyria. A arte da capa é simples, mas adorável, com acabamento “fosco”, mas sua imagem de fundo é como um mapa com textura, como papel antigo, o que achei criativo e um diferencial em minha estante.


A diagramação do livro foi bem feita, assim como os demais componentes, com uma fonte padronizada e em tamanho confortável. As páginas são bem aproveitadas e preenchidas, sem muitos detalhes, dando mais espaço às palavras. O livro é composto por páginas amareladas, com o cheiro típico que as acompanha, o que, para mim, torna a leitura ainda mais agradável.

Para complementar a obra, a autora nos presenteia com um desfecho lindo, emocionante, tocante. Mesmo ao finalizar a leitura, sinto como se ainda fosse próxima dos personagens, como se cada página fizesse parte de uma viagem há tempos não tão antigos.


Se precisasse descrever “Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro” em poucas palavras, eu diria ser uma história cativante, amável, com personagens arrebatadores, que merece ser conhecida e fazer parte da cultura de nosso país. Um tesouro para literatura.


Resenha de: Sakura O'Brien

Edição: Werterley Martins da Cruz





bottom of page