top of page

Resenha VIII: "Uma Incontrolável Atração"

Uma Incontrolável Atração, com 256 páginas, é uma obra da autora Cris Barbosa, que recentemente lançou seu segundo livro, O Último Golpe do Amor.


A história se passa em Jericoacoara, no Ceará, e desde o início descreve muito bem as belezas do lugar, o que despertou em mim uma maravilhosa curiosidade para conhecê-las de perto. Esse aproveitamento do território brasileiro, em obras nacionais, é importantíssimo para que outras pessoas o conheçam, além de ser um grande marco de nossa literatura.


Gabi é uma jovem moça, decidida e modesta, que trabalha no Resort Sun e Sea, um estabelecimento bastante famoso que recebe pessoas de várias partes do país e do mundo. Neste contexto, a trama começa com a tão esperada chegada da nova estrela do cinema hollywoodiano: Sam Williams.

Sam é um homem que arranca suspiros por onde passa. Sempre cercado de boas pessoas e por uma vida de muito luxo, aceita o convite de seu amigo de infância, Dex, para passar algum tempo no Brasil depois de meses de trabalho árduo. Conhecer novas pessoas, tirar férias fora de época, descansar e conhecer um lugar que lhe prometem ser espetacular.

Gabriela, porém, quer apenas manter seu emprego e poder, dessa forma, ajudar sua família, que deixou num outro estado. Mas isso se torna cada vez mais difícil quando Sam Williams aparece em sua vida e deseja de qualquer forma se aproximar da pobre moça. Seria ela capaz de resistir àqueles olhos azuis de tirar o fôlego?


Nosso galã, não irá desistir tão diante à resistência da mulher que o conquistou desde o primeiro momento, e irá usar todo o seu charme e poder para viver o máximo ao lado daquela que define sua “incontrolável atração”.


Uma Incontrolável Atração é narrado em primeira pessoa, por Gabriela, mas, em alguns momentos, Sam ganhará espaço para mostrar seus pontos de vista. A narrativa da autora é muito leve e confortável, e de alguma forma, ela pode descrever sensações impensáveis de forma arrebatadora, o que fez de mim uma leitora ávida do início ao fim. Me vi imersa em um mundo tão real que, ao finalizar a história, me senti como se realmente conhecesse Sam e Gabi, um casal divertido e dramático, mas perfeito na mesma medida.


Em determinados momentos, tornou-se impossível segurar o riso com as situações inusitadas que os personagens criavam, assim como em alguns momentos estive aflita ou aos prantos com cenas dolorosas ou coisas a serem desvendadas.

Apesar de parecer apenas um romance, Cris Barbosa conseguiu misturar vários temas em uma única obra, misturando também sensações e tornando minha mente um mosaico de sentimentos, desde o amor por alguns personagens, ao ódio e repulsa por outros.


O livro, apesar de também ser classificado como erótico, possui uma trama espetacular, muito bem amarrada e os desfechos acontecem no ritmo certo, me deixando ansiosa e pensativa a cada nova página. Os momentos mais hot existem sim, mas a história não se resume apenas a isso. É visível a paixão ardente entre Sam e Gabriela, a forma com que nos é apresentado os seus momentos de intimidade e desejo torna isso bem evidente, e posso afirmar que são muito bem descritos, de forma a nos afetar com tamanha intensidade.


Durante toda a leitura, que foi rápida e muito satisfatória, eu pude desfrutar de momentos gostosos, doces, clichês e amáveis.

Também temos no livro outras histórias secundárias, como a de Dandy, a melhor amiga da protagonista e Smith, o melhor amigo de Sam. Eles são simplesmente apaixonantes e tornaram muitos momentos tristes em lembranças boas de se lembrar, ganharam meu coração.

Dandy é com certeza minha personagem favorita e a construção dela e o desenvolvimento de sua personalidade durante os capítulos só a tornaram mais amável.


O livro é espetacular e não apenas a história, a apresentação dos personagens e a construção do cenário, mas a revisão e diagramação também são perfeitos. As páginas são amareladas, o que para mim é muito mais confortável durante a leitura, e contam com detalhes em flores, fontes bem separadas e em tamanhos razoáveis.


Com certeza é uma obra que vale a pena conhecer e ler, pois é uma leitura fácil, fluida, repleta de realidades e ao mesmo tempo cheia de sonhos irreais.

Indico este livro para os leitores que procuram por algo rápido, divertido ou um ótimo remédio para as infindáveis ressacas literárias.



Resenha de: Sakura O'Brien

Edição: Werterley Martins da Cruz






bottom of page