top of page

Resenha XIII: "O Último Golpe do Amor"

O Último Golpe do Amor é uma obra escrita pela autora Cris Barbosa e publicada pela

editora PandorgA, em 2018.


🆘Alerta de Spoiler de O Último Golpe do Amor🆘


O livro nos conta a história de Janaína, uma moça amável e linda, que sempre sofreu a

carência da atenção de seus pais e que, por isso, sempre fez de tudo para agradá-los. Sua mãe era uma mulher ambiciosa e egoísta capaz de tudo para suprir seu desejo pelo luxo.

No outro lado da história temos Matheus, um homem centrado e apaixonado por sua noiva Janaína, disposto a abrir mão de tudo para ver feliz a mulher que ama. Matheus dedica inteiramente ao trabalho para assim conseguir melhores condições para seu futuro casamento.


O problema é que toda a sua dedicação e objetivo está afastando aos poucos a sua noiva sem que ele nem mesmo perceba. Para uma mulher que cresceu buscando atenção, tudo o que Jana queria era o amor e o carinho de seu noivo. Mas o que fazer quando isso parece diminuir?


Após a morte de seu pai, que lhe deixa uma boa herança, Matheus não pode dar a ela o

conforto nesse momento difícil, graças ao trabalho. E nesse contexto surge Paulo, um

homem rico que esteve a seu lado e está disposto a dar a ela e a mãe tudo o que quiserem. Manipulada por sua mãe, Jana cede às promessas de Paulo e resolve abandonar tudo e ir embora da cidade onde nasceu. Mal sabia que estaria deixando para trás a sua maior chance de felicidade.


Depois de um ano longe do passado, Janaína é obrigada a lidar com problemas que jamais pôde imaginar. Colocada graças a um golpe, diante de uma única solução: voltar para casa. Diante das circunstâncias, Jana decide retornar e tentar de todas as maneiras conseguir de volta tudo o que perdeu. Mas não será tão fácil reconquistar o homem que jura jamais querer vê-la novamente. Contará então com a ajuda de sua querida avó Chica, que sempre foi o alicerce que lhe mostrou o verdadeiro valor do amor e irá apoiá-la na decisão de ter o seu noivo de volta.


Matheus, por sua vez, entrará numa guerra entre razão e sentimento quando aquela que quebrou seu coração lhe pede ajuda para recomeçar. Que lado pesará mais desta vez? O amor ou a razão?

Quando tudo parece perdido, o coração tem suas táticas e não será fácil resistir ao “último golpe do amor”.


A narrativa do livro é feita em primeira pessoa, por uma visão alternada entre Janaína e

Matheus, o que nos faz compreender melhor os dois lados da história. De um lado veremos as razões de Jana e todas as suas motivações e empenho para conseguir tudo o que deixou. Do outro, veremos tudo o que Matheus passou e o quanto seus sentimentos podem traí-lo nos piores momentos.


Matheus foi com certeza o meu personagem favorito na trama. Apesar de algumas decisões terem me causado uma enorme ira e confusão, sua espontaneidade, realidade e intensidade me fizeram querer abraçá-lo na maior parte da história.

Apesar de entender em partes o lado de Janaína, achei-a ingênua demais para concordar e, por isso, logo vi o quanto seria árduo o seu caminho de volta ao coração de Matheus.


O que achei mais interessante foi a maneira com que a autora nos mostrou visões tão

abrangentes e detalhadas de uma traição. A maneira realista com que colocou cada “cena”. Senti-me como a psicóloga dos protagonistas, que me tornaram íntima desde o início da história.


O Último Golpe do Amor foi para mim uma história envolvente, tocante e muito próxima à realidade. Os personagens são quase palpáveis em suas características únicas e amáveis - ou odiáveis. As atitudes, os erros, as imperfeições cometidas e contidas pelos personagens, são as características que mais tornaram a história tão especial. Me vi chorando, com o coração acelerado, suspirando de paixão ou gargalhando em voz alta em inúmero momentos da leitura, e isso é o que de mais importante um livro pode fazer com o leitor.


Costumo dizer que o primeiro livro da autora Uma Incontrolável Atração é como um

remédio para qualquer ressaca literária, mas agora percebo que era apenas um antídoto para o que O Último Golpe do Amor nos causa quando chega ao fim.


Se eu precisasse descrever O Último Golpe do Amor em apenas três palavras, seriam “único, imperfeito e real”.


Indico a todos os que curtem um bom romance para chorar, rir, amar e sofrer. E nada, nada clichê.


Resenha de: Sakura O'Brien

Edição: Werterley Martins da Cruz




bottom of page